EDITORIAL

EDITORIAL

Este post também está disponível em: Espanhol

Pharmakon Digital, Revista da Rede TyA do Campo Freudiano continua, agora de maneira eletrônica, a série de 13 números de sua publicação em papel. Iniciada em 1994 com seu primeiro número publicado em Buenos Aires por Mauricio Tarrab e Ernesto Sinatra, logo foi publicada no Brasil, sob a direção de Jésus Santiago e depois novamente em Buenos Aires, editada por Luis Salamone.

Devemos fazer um agradecimento especial a Judith Miller, que tem sustentado e impulsionado o trabalho da Rede TyA desde o ano de 1992, a partir de uma primeira reunião informal em Caracas. Judith confiou, apoiou e sustenta, ombro a ombro com os diferentes responsáveis e participantes da Rede TyA, um trabalho intenso e decidido desde o Campo Freudiano para fazer existir, na América e na Europa, a resposta singular que a Psicanálise de Orientação Lacaniana pode dar ao tema das toxicomanias. Judith Miller apoiou também fortemente as edições em papel de Pharmakon.

Em novembro de 2014, por ocasião do I Encontro da Rede de Toxicomania e Alcoolismo (TyA) Brasil, quando Mauricio Tarrab nos propôs que a Revista Pharmakon viesse a ser editada no Brasil e ainda, que se tornasse on line e tivesse o formato bilingue, não sabíamos ao certo o tamanho do desafio que nos espreitava. Em um trabalho decidido a seis mãos, fomos tecendo com cuidado e rigor o formato desta que hoje temos o prazer de apresentar-lhes.

Pharmakon é uma realidade!! Uma realidade virtual. Uma nova edição de Pharmakon se oferece aos leitores. Desta vez, ao ritmo dos tempos que correm, em formato digital. Através de seus textos, vocês podem encontrar as marcas do que tem sido a elaboração do trabalho sustentado pela Rede TyA, em consonância com a política do Campo Freudiano e da Associação Mundial de Psicanálise ( AMP).

Mauricio Tarrab, Presidente da Federação Americana de Psicanálise de Orientação Lacaniana (FAPOL) nos lembra as palavras de Jacques-Alain Miller: “Não há clínica do sujeito sem clínica da civilização”. Transformar a Revista da Rede TyA do Campo Freudiano em uma Revista virtual é acompanhar os passos da civilização e tornar o trabalho da Rede TyA visível e legível para qualquer um, em qualquer lugar de nosso mundo globalizado.

A psicanálise é uma presença indiscutível para aqueles praticantes que se animam, e há que ressaltar que são cada vez mais numerosos, a disponibilizar sua escuta àqueles sujeitos que cruzaram com a droga em suas vidas. Estamos na incômoda posição de apostar contra o impossível, frente à projeção de uma civilização sem sujeito, movida pelos imperativos da técnica e do mercado, que dão lugar a múltiplas adições. Fazemos uma aposta na responsabilidade do sujeito toxicômano, não obstante o apelo ao gozo que faz da toxicomania o paradigma da época em que vivemos. Neste ponto nossa prática cruza com a clínica do corpo falante – que vem substituir-se ao inconsciente freudiano – tema do próximo Congresso da AMP.

O Colóquio: “Adições de nosso tempo: variações do gozo contemporâneo” que se realizará às vésperas do VII ENAPOL (Encontro Americano de Psicanálise de Orientação Lacaniana), sobre o tema “O Império das Imagens” é o marco privilegiado para lançarmos o primeiro número de Pharmakon Digital, sobre “Imagens e Intoxicações”, cujos textos temáticos versam sobre adições de todos os tipos: às drogas, à comida, ao consumo capitalista, a internet, à televisão, às intervenções sobre o corpo, ao sexo, à pornografía, ao jogo etc.

O trabalho sustentado na Rede, durante mais de duas décadas, nos permite falar sobre como entendemos a clínica das toxicomanias, suas aporias e suas saídas possíveis. Ernesto Sinatra, em sua entrevista, nos fala de suas últimas investigações e nos convida a verificar a eficácia de nossos conceitos na época do Não-todo, que chamamos de feminização do mundo. Antonio Beneti, por sua parte, nos convida a não retrocedermos frente à clínica das toxicomanias, como, há 50 anos, não retrocedemos frente à clínica das psicoses, e avançamos muito. Diante das tentativas de um certo discurso religioso, o mesmo que quer regulamentar a psicanálise no Brasil e tratar as toxicomanias em comunidades terapêuticas, a psicanálise oferece uma desintoxicação dos discursos estabelecidos para fazer emergir o singular de cada um.

Neste número oferecemos ao leitor, além das Conferências, Entrevistas e Contribuições temáticas, algumas Seções que poderão apresentar-se de forma efetiva ou itinerante em nossa Revista. Uma das novas Seções põe no centro da cena um debate sobre um termo muito associado, no âmbito político e social, ao mundo das drogas: a adolescência. Palavra misteriosa, por momentos obscura, aplicada a múltiplas formas, que gera múltiplas discussões que nem sempre se orientam da melhor maneira.

A Seção Estéticas do Consumo nos mostra como a cultura, através do cinema, da literatura e da arte em geral, tomam a dianteira e propõem debater abertamente o lugar das drogas em nossa sociedade.

E finalmente, na Seção Clássicos, temos um texto da literatura analítica que foi uma referência para Lacan em relação às toxicomanias, comentado por quatro colegas de diferentes Escolas, que fazem valer a atualidade desta leitura para nossa prática.

Um agradecimento também a Mauricio Tarrab, que fez uma aposta em Pharmakon Digital em duas línguas, promovendo assim uma conversação entre as três Escolas da FAPOL, que estende seus braços para toda a AMP. Agradecemos a Marcelo Veras, que fez uma aposta em TyA Brasil e nos brindou com os meios para começar nossa Revista e também a Bruno Senna, nosso Web Designer, sempre pronto ao trabalho junto a nós, e a Marcelo Magnelli. Agradecemos, finalmente, a todos os autores, aos tradutores e aos que participaram com entusiasmo e boas ideias do trabalho de elaboração deste primeiro número da Revista.

Pharmakon Digital já está em marcha… Convidamos você, querido leitor, a desfrutá-la!

Darío Galante (Buenos Aires, Argentina), Maria Wilma de Faria (Belo Horizonte, Brasil) e Elisa Alvarenga (Belo Horizonte, Brasil)
Setembro de 2015
Darío Galante

Este post também está disponível em: Espanhol

Previous Post